(49) 3323 5990
(49) 99921 6661
Ir para o Facebook Ir para o YouTube Ir para o Intagram Ir para o Googloe+

Naturologia

A Naturologia é a ciência que estuda métodos naturais, antigos, tradicionais e modernos, visando a promoção, manutenção e recuperação da saúde, a melhoria da qualidade de vida e o equilíbrio do ser humano com o meio em que vive.

 
O Naturólogo é o profissional que faz uso destes métodos para avaliar e tratar o indivíduo, sempre resguardando sua individualidade e integridade.

 
Terapias utilizadas na Naturologia
Entre as práticas integrativas e complementares de saúde utilizadas pelo naturólogo, podemos citar:

 
Auriculoterapia
A medicina tradicional chinesa e a auriculoterapia francesa, desenvolveram como técnica e conhecimento a ideia de que a orelha contém o mapeamento dos órgãos e partes do corpo, conhecidos como microssistemas. Desta forma, é possível estimular ou analisar sinais reflexológicos nas extremidades do corpo: pés, mãos, orelhas, língua e íris.
A auriculoterapia faz uso de agulhas, sementes ou esferas de cristal, ouro e prata, entre outros materiais, para estímulos no pavilhão auricular, tratando disfunções físicas, mentais e emocionais. Potencializando e mantendo estímulos terapêuticos. Os efeitos podem ser percebidos por até 10 dias após a aplicação da prática.

 
Aromaterapia
Aromaterapia é parte da fitoterapia e faz uso de óleos essenciais destilados de plantas medicinais, que tratam doenças e promovem a saúde do corpo e da mente. Através do olfato, remetem a memórias e sensações que têm o poder de trabalhar aspectos emocionais profundos, gerando sensações particulares e específicas.
Os óleos essenciais são poderosos remédios concentrados, contendo em média em cada gota, 25 xicaras do chá da planta. Através de suas moléculas voláteis penetram nas mucosas nasais, e atingem a circulação sanguínea promovendo ações anti-inflamatória, analgésica, relaxante ou estimulante. Em conjunto com a massoterapia e outras técnicas, potencializam o poder terapêutico e ajudam a reestabelecer de forma mais ágil a saúde do corpo, mente e espírito.

 
Massoterapia
O toque tem uma ação terapêutica muito forte. A massagem, quando feita adequadamente, é uma forma de comunicação não verbal, que transcende ao racional e promove a cura.
Além de cuidar da saúde do corpo, tratando contraturas ou dores musculares, a massagem terapêutica, faz uso do toque, para desbloquear pontos energéticos do corpo, que contém conteúdo emocional estagnado. A massagem, quando feita com intuito terapêutico, proporciona o bem estar do corpo e da mente, promovendo um relaxamento profundo, modificando percepções que provocam estresse, o que permite que o indivíduo encontre em si mesmo as respostas que procura.
Em um momento de interiorização e centramento interior, a massagem pode promover a cura e o reflexo de saúde interior.
Cada tipo de massagem tem um foco diferenciado, de acordo com a necessidade do indivíduo. São elas: Massagem Ayurvédica, Tuiná, Massagem Suéca, Massagem com Pedras quentes, Massagem com Pindas, Massagem com Argila.

 
Reflexoterapia
Através de estímulos reflexológicos nos pés e nas mãos, é possível atingir o corpo, a mente e as emoções.
A reflexologia, promove a cura através de um toque estimulante e restaurador. Feito em áreas específicas dos pés e mãos, tem o mesmo embasamento teórico que a auriculoterapia e a acupuntura, no entanto, os estímulos aqui são realizados através de uma massagem direcionada e pontual. Além de promover o bem-estar, reestabelece a saúde e o equilíbrio.

 
Florais de Bach
Os florais de Bach são essências extraídas das flores com poder de transformar emoções e pensamentos condicionados negativamente. São remédios que trabalham no campo sutil, reestabelecendo o equilíbrio de forma serena e energética.
Ao todo, no sistema desenvolvido no século passado pelo médico inglês Edward Bach, há 38 essências que não interagem nem interferem na medicina alopática ou homeopática. Entre elas, há fórmulas para situações específicas, como tomada de decisões, irritabilidade, luto, perdas e mudanças na vida. Daí o sucesso de sua terapia – que não substitui o tratamento médico, mas pode complementá-lo.

 
Geoterapia
A geoterapia faz uso do poder medicinal das argilas. A argila é um dos elementos mais sagrados da natureza, uma fonte de nutrientes, de energia e de vida. Além de conter inúmeros minerais que revitalizam o organismo através das trocas que ocorrem em contato com os tecidos, os variados tipos de argila provocam uma ação energética (piezeletricidade), o que possibilita atuar no eletromagnetismo corporal, reequilibrando os campos orgânicos, mentais e emocionais do ser de forma profunda e segura. É uma técnica que promove força, segurança e bem-estar prolongado. De ação anti-inflamatória e analgésica, a argila é capaz de retirar dores físicas, além de promover profunda desintoxicação

 
Cromoterapia
Através das diferentes frequências de onda enviadas pelos distintos raios de luz, a
cromoterapia provoca estímulos internos no indivíduo, atuando integralmente, tal como as demais terapias. De aspecto sutil, a cromoterapia pode ter resultados profundos, pois atinge aspectos não racionais e estimula a homeostase (auto cura) e a conscientização de questões interiores não resolvidas. Seus estímulos também provocam resultados orgânicos positivos, atuando em dores e inflamações.

 
Arteterapia
Através da imaginação e da criatividade, a arteterapia, provoca o contato suave e delicado do indivíduo com suas questões inconscientes ou dolorosas. Ajuda a ressignificar, sentimentos do passado e a buscar novas percepções sobre o futuro. É uma técnica excelente para trabalhar auto imagem, questões de auto estima e sensações fragmentadas do ser. O contato com o mundo interior através da arte, possibilita o reencontro com o ser essencial, com a alma original. Provocando insigths, sensações e percepções novas, o indivíduo reformula sua vida e reconhece-se em sua identidade tão singular e especial para si.

 
Iridologia
Através da fotografia da íris, ampliada e analisada, é possível analisar tendências físicas e comportamentais do indivíduo.
Assim como a auriculoterapia e a reflexologia, a íris contém o mapeamento do corpo, sendo possível perceber tendências peculiares, que ficam registradas através dos sinais reflexos, os quais provocam alterações de cor, fissuras, manchas, entre outros sinais. Essa análise proporciona um excelente instrumento de autoconhecimento e observação do ser, além de ter um potencial preventivo para mudança de hábitos e comportamentos, colaborando com o desenvolvimento de potencialidades individuais e/ou reduzindo fraquezas orgânicas e psíquicas.

 
Acupuntura
Acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que estimula o organismo a melhorar sua função natural de reação contra as doenças e têm a capacidade de alterar condições fisiológicas e bioquímicas e, assim, tratar uma ampla variedade de doenças. Ela consiste na inserção de agulhas especiais tão finas como um fio de cabelo em pontos específicos e em diferentes profundidades da pele.
A Medicina Tradicional Chinesa compreende que a energia vital – Qi –  (que controla a saúde do corpo), pode ser manipulada através de estímulos específicos dos meridianos, os quais são canais energéticos ligados à órgãos e vísceras. Através da manipulação adequada desses campos eletromagnéticos, é possível reestabelecer a saúde física, mental e emocional.
Quando um ponto é estimulado, uma espécie de mensagem é enviada pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central (medula e cérebro).  Indicada para todas as doenças a Acupuntura é uma excelente alternativa para evitar o uso medicamentoso excessivo tão nocivo ao nosso organismo.

 
Terapia verbal
A terapia verbal é utilizada na naturologia como forma de facilitar a compreensão do problema em questão. Além de facilitar insghts e ampliar as percepções de si, a verbalização, quando realizada, com respeito e sem julgamento, permite a reformulação de conceitos interiores, acelerando a conscientização da necessidade de mudanças, estratégias e hábitos automáticos e patológicos. Racionalizar de forma consciente, permite ao indivíduo maior comprometimento  consigo e com a terapia.

 
Trofoterapia
A trofoterapia aproveita o alimento como opção terapêutica para prevenir e tratar doenças. Na naturologia a trofoterapia enfatiza os conceitos das Medicinas Complementares e Tradicionais, que buscam o equilíbrio alimentar de acordo com a constituição orgânica de cada indivíduo. Compreendendo que há um aspecto energético (Yin/Yang_ Pela Medicina Tradicional Chinesa) e (Satvico, Rajásico ou Tamásico – Pela Medicina Tradiconal Ayurvédica) para cada indivíduo e alimento, a trofoterapia busca indicar os alimentos adequados para as diferentes constituições, favorecendo o equilíbrio da natureza individual.

 
Fitoterapia
A fitoterapia faz uso do poder medicinal das plantas para tratar patologias já instaladas, ou prevenir e promover a saúde. Através de infusões, decoções, cataplasmas, emplastos entre outras formas de aplicação, o uso das plantas promove profundas transformações orgânicas, como: desintoxicar o corpo, fortalecer o metabolismo e imunidade e restabelecer o bem estar.

 

Ficou interessado(a)? Agende um atendimento usando o formulário ao lado

 
Mais informações:
(49) 3323 5990 – 99921 6661

 

Daiane Cenci
Daiane Cenci
– Naturologia Aplicada – Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
– Especializada em Acupuntura, pelo Instituto Ibrate – Curitiba.
– Instrutora de Yoga formada pelo Yogashala de Florianópolis, com ênfase em Hatha Vinyasa e aplicação focada nos aspectos físico, mental e emocional do indivíduo.
– Utiliza o Yoga e a Naturologia, em técnica e filosofia, como um instrumento gerador de equilíbrio e auto-consciência, de forma a despertar no ser humano processos de cura, disciplina e autoconhecimento.


 
 
 

Você tem interesse em atendimento pessoal ou empresarial?

Deixe suas informações de contato que um especialista do Instituto IOD vai entrar em contato.

 
Contato
Rua Oswaldo Aranha 439-E

Bairro Maria Goretti
89801-422 - Chapecó - SC
(49) 3323 5990
(49) 99921 6661
atendimento@institutoiod.com.br
Nota: As informações contidas neste site não substituem orientações médicas ou de outros profissionais e não sugerem qualquer tipo de tratamento sem a ajuda de um profissional qualificado. Não abandone nenhum tratamento médico ou de qualquer outro profissional.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. As fotos, textos e vídeos aqui veiculadas, logotipo e marca são de propriedade do site www.instititutoiod.com.br. Autorizamos a reprodução do conteúdo desde que seja citada a fonte.

  Index - Política de Privacidade - Trabalhe Conosco - Contato - Webmail
Desenvolvido por:
Visitar Toniolli Design e Comunicação
Contato
Rua Oswaldo Aranha 439-E

Bairro Maria Goretti
89801-422 - Chapecó - SC
(49) 3323 5990
(49) 99921 6661
atendimento@institutoiod.com.br
Nota: As informações contidas neste site não substituem orientações médicas ou de outros profissionais e não sugerem qualquer tipo de tratamento sem a ajuda de um profissional qualificado. Não abandone nenhum tratamento médico ou de qualquer outro profissional.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. As fotos, textos e vídeos aqui veiculadas, logotipo e marca são de propriedade do site www.instititutoiod.com.br. Autorizamos a reprodução do conteúdo desde que seja citada a fonte.

  Index - Política de Privacidade - Trabalhe Conosco - Contato - Webmail
Desenvolvido por:
Visitar Toniolli Design e Comunicação